REPLIT.COM: Como criar um site

 olá,

O replit.com

    replit.com é uma ferramenta que pode ser utilizada para o estudo de programação web com HTML, CSS e Javascript. Para tanto, acesse o replit.com e crie uma conta. Você pode fazer isso usando sua conta do Google ou do Github.

Tela para criar sua conta

    Depois de criar a conta, você poderá utilizar os inúmeros templates disponíveis. Para isso, clique na barra da esquerda em Templates e uma lista de opções será exibida. Clique sobre HTML, C...

Lista de Templates

    Após selecionar o tipo de template (HTML, CSS, JS neste caso), o replit.com irá mostrar um modelo (template) deste tipo. Clique no botão Use Template para gerar na sua conta um modelo de site usando o template HTML, CSS, JS. Ao clicar neste botão, será aberto um janela onde você pode escolher o nome do projeto. Atenção: O nome que você escolher aqui será usado na url (endereço) do seu site. Neste exemplo, vamos escolher Como Fazer um Site!

 


Tela do template HTML, CSS, JS

    Pronto! Agora você já tem um projeto inicial. Neste nosso exemplo a url (endereço) ficou https://como-fazer-um-site.alrangel.repl.co que você pode acessar de qualquer dispositivo (computador, smarthphone, tablet, etc). 

    replit.com mostra 3 (três) janelas. A da esquerda mostra as pastas e arquivos do seu projeto. A do meio, mostra o conteúdo do arquivo selecionado, por padrão, index.html, e na janela da direita o webview (visualizador de página) que exibirá a execução da página aberta e a url pública (endereço do site). A frente da url você verá 3 botões. O lápis permite customizar a url, a ferramenta exibe ferramentas de desenvolvimento e o terceiro abre a página em outra aba.

Tela de edição do projeto.

    Espero que esse pequeno tutorial ajude você.

Até a próxima!